domingo, 19 de outubro de 2014

SEGUNDO O JORNAL O GLOBO MORTO EM 2003 CONCORREU A DEPUTADO NO RIO DE JANEIRO EM 2014

A matéria publicada hoje, dia 19/10, no jornal O Globo, intitulada “Um terço dos eleitos à Alerj tem contas a prestar à Justiça” é um primor.

A matéria diz que o deputado Marcos Abrahão responde a processo pelo assassinato do deputado Renato de Jesus em 2003. Renato de Jesus foi candidato a Deputado Estadual na eleição deste ano pelo Partido da República sob o número 22.107 e obteve 7.503 votos. Não foi eleito. Trata-se do primeiro caso na história do Brasil em que uma pessoa falecida há mais de 11 anos disputa uma eleição. Rsrsrsrs

Na verdade o deputado federal assassinado foi Valdeci de Paiva (PSL-RJ), na porta da Record em 24/01/2003. O então 1º suplente e ex-policial Marcos Abrahão foi tratado como suspeito pelo então deputado Bispo Rodrigues, que era o braço político do Edir Bispo Macedo. Sem inocentar o acusado, o caso – pareceu-me na época – que envolvia briga interna na Igreja Universal. O passo seguinte foi a exclusão do deputado Bispo Rodrigues da IURD. Hoje ele cumpre pena, em decorrência da Ação Penal 470.  Se o repórter tivesse feito uma busca no Google se informaria melhor e não teria mandado para Jesus o ex-deputado Renato.

Outro erro grosseiro da matéria é sobre o processo por improbidade administrativa a que responderia o deputado eleito Rogério Lisboa. Rogério Lisboa foi condenado por mim, em ação de improbidade administrativa, a restituir em dobro aos cofres públicos valores recebidos indevidamente por assessor, bem como inelegibilidade por 8 anos. Ele recorreu. Uma juíza convocada para atuar no tribunal, sem obediência à ordem de antiguidade, manteve a multa e afastou a inelegibilidade prevista na lei, porque disse "ser contra a democracia". O MP não recorreu. Ele pagou o valor e nada mais deve em razão do processo. Mas, recorreu ao STJ para reaver o dinheiro pago. Nem com a Lei da Ficha Limpa ele perdeu a elegibilidade. O acórdão lhe assegura a elegibilidade e a lei nova não pode alterar a coisa julgada.

Em tempo: A matéria contém outros erros, assim como outras notícias da mesma edição. Mas, li o jornal com atenção hoje e posso afirmar que a data e o preço estavam corretos. KKKKKKK


Link da matéria: http://oglobo.globo.com/brasil/um-terco-dos-eleitos-alerj-tem-contas-prestar-justica-14292833


Nenhum comentário:

Postar um comentário