sexta-feira, 28 de dezembro de 2018

Lula, Nobel da Paz. Assine, se....




Se fosse politicamente irresponsável Lula poderia ter propiciado um banho de sangue ao se recusar a ser preso quando estava no interior do Sindicato dos Metalúrgicos, com prisão decretada por Moro e autorizada pelo STF.

O erro foi não ter pedido asilo numa embaixada de um dos países que se opõe à hegemonia dos EUA. Do outro lado do muro poderia manter a comunicação com os brasileiros. Mas, optou por não fazer como Getúlio (ainda bem), nem pedir asilo.
Seu gesto de entrar no Sindicado dos Metalúrgicos propiciou um enorme movimento de massa. Em poucas horas milhares de pessoas cercaram o sindicato, assim como outras tantas diariamente lhe saúdam pelos arredores da sede da PF em Curitiba. Se resistisse o movimento de massa poderia ter aumentado e a truculência do Estado poderia lhe ter atingido os trabalhadores que o apoiava. Não o fez. Não resistiu.
Eu preferiria que Lula fosse mais aguerrido. E, aí, talvez não merecesse o Prêmio Nobel da Paz. Conciliou demais. E, por suas decisões e posições merece o Prêmio Nobel da Paz
De acordo com o estatuto da Fundação Nobel, uma candidatura válida para o Prêmio Nobel da Paz requer assinatura de membros de assembleias nacionais e governos nacionais (membros do gabinete ou ministros) de estados soberanos, bem como atuais chefes de Estado; membros do Tribunal Internacional de Justiça em Haia e do Tribunal Permanente de Arbitragem em Haia; membros do Institut de Droit  International; professores universitários, professores eméritos e professores associados de história, ciências sociais, direito, filosofia, teologia e religião; reitores universitários e diretores de universidades; diretores de institutos de pesquisa da paz e institutos de política externa; pessoas que receberam o Prêmio Nobel da Paz; membros da diretoria principal de organizações que receberam o Prêmio Nobel da Paz; membros, ex-membros e ex-assessores do Comitê Norueguês do Nobel
Como professor universitário pude subscrever o pedido endereçado ao Comitê Norueguês do Nobel.
O Prêmio Nobel da Paz Adolfo Pérez Esquivel lidera a campanha. E me sinto muito confortável em sua companhia. Esquivel e os demais apoiadores consideram que Lula foi um lutador incansável contra a fome e a pobreza, e que sua trajetória o transformou em um líder mundial pela paz e pela dignidade humana.
campanha internacional para que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) seja contemplado com o Prêmio Nobel da Paz em 2019 está em etapa de formalização. O ativista argentino Adolfo Pérez Esquivel, que recebeu o prêmio em 1980, tem trabalhado para reunir assinaturas de indivíduos que se encaixam nos critérios estipulados pela organização a fim de oficializar a candidatura. Os critérios estão listados no link da Fundação Nobel que se encontra abaixo.
A ideia é que o formulário postado na página do Comitê Norueguês do Nobel seja assinado até 31 de janeiro de 2019.
Cerca de meio milhão de pessoas aderiram à campanha nas primeiras semanas. E o número de pessoas qualificadas a fazê-lo vem aumentando.
Os erros políticos cometidos por Lula e pelo PT foram muitos. Excederam na capacidade de conciliação e de atuação fora dos princípios que deles esperávamos. Mas, nada justifica as atrocidades a que está sendo submetido em prejuízo da democracia, do Estado de Direito e da dignidade da pessoa humana. O que se faz com Lula é apenas o prenúncio do que farão com o povo brasileiro, notadamente os trabalhadores, os moradores de favelas e periferias e os excluídos.
Veja as categorias admitidas a assinar e o formulário no link a seguir: https://www.nobelpeaceprize.org/Nomination/Nominator-application-form




Nenhum comentário:

Postar um comentário