quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Helicópteros: pó-pó-pó e bum!


“Fotos dos proprietários da aeronave com governadores da oposição circulam pelas mídias sociais. Mas, a mídia tradicional – responsavelmente – não abordou a relação entre eles. Este é um comportamento desejável, tanto da polícia quanto da mídia. Não há prova, até agora, de que os proprietários do helicóptero sejam os donos da droga e, portanto, há de viger o princípio da inocência. Igualmente, as fotos com os governadores não expressam relação com o ilícito. O mesmo princípio deve valer para jovens negros e pobres das favelas ou da periferia e para políticos de outros partidos”.
 
Helicópteros não têm causado maiores baixas no campo político graças à condescendência de setores da mídia. Em 2011, a queda de um deles na Bahia expôs as relações entre coisa pública e vida privada e entre políticos e empreiteiros. Os danos não foram maiores porque a ‘CPI do Cachoeira’ foi por água abaixo. Neste ano, no Rio, o uso de helicóptero oficial para transporte de um cachorro voltou a ser tema do noticiário por alguns dias. A recente apreensão de 445 quilos de cocaína a bordo de um helicóptero pertencente a um deputado mineiro, filho de um senador do mesmo estado, volta a expor a seletividade das coberturas jornalísticas. O helicóptero do deputado, pilotado por seu assessor, abastecido com verba de gabinete, saiu de São Paulo, pousou na fazenda da família do parlamentar em Minas Gerais e rumou para o Espírito Santo, onde a droga foi apreendida. O piloto responsabiliza o copiloto e o delegado já adianta: “Até agora não há prova de envolvimento da família do deputado ou da empresa dele com o tráfico de cocaína”.
Fotos dos proprietários da aeronave com governadores da oposição circulam pelas mídias sociais. Mas, a mídia tradicional – responsavelmente – não abordou a relação entre eles. Este é um comportamento desejável, tanto da polícia quanto da mídia. Não há prova, até agora, de que os proprietários do helicóptero sejam os donos da droga e, portanto, há de viger o princípio da inocência. Igualmente, as fotos com os governadores não expressam relação com o ilícito. O mesmo princípio deve valer para jovens negros e pobres das favelas ou da periferia e para políticos de outros partidos. Na década de 90, foto de Leonel Brizola em campanha eleitoral numa favela, foi amplamente divulgada, pois se dizia que um eleitor que o cumprimentara publicamente – no meio de dezenas de outros — era um traficante.
Julgamentos justos somente se fazem se partirem dos princípios da inocência ou da dúvida ante a acusação.
 

Artigo originariamente publicado no jornal O DIA, de 04/12/2013, pag. 22. Disponível no link: http://odia.ig.com.br/noticia/opiniao/2013-12-04/joao-batista-damasceno-helicopteros-po-po-po-e-bum.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário