domingo, 26 de agosto de 2018

Juízes e promotores de justiça precisam saber


JUÍZES E PROMOTORES PRECISAM SABER
Eu não sei quem é Raull Santiago. Recebi o texto abaixo e o publico. Tenho recebido outros relatos alusivos às execuções coletivas no Alemão e Maré. Recebi também algumas fotos que postarei abaixo.
Creio que muitos juízes e promotores não sabem o que está acontecendo. O lugar onde vivemos não acontece estas coisas. Os lugares por onde circulamos há algum resquício de respeito aos valores que nos caracterizam como civilização. Este respeito é ainda maior quando somos brancos, andamos com roupas que nos caracterizam como diferenciados daqueles que vivem nas favelas e periferias e, sobretudo, quando nos identificamos como agentes do Estado ocupantes de funções no sistema de justiça.
Eu acredito que muitos juízes e promotores não sabem o que está acontecendo nas favelas durante a intervenção. Creio que muitos sequer ouviram falar das execuções na Favela do Salgueiro.
Mas, muitos dos que ignoram, não sabem porque optaram por ignorar. Na Alemanha nazista muitos cidadãos não sabiam dos campos de concentração e das atrocidades que neles aconteciam. Mas, igualmente não queriam saber. E por isso tinham responsabilidade pelo que aconteceu.
Eu sei o que está acontecendo. Tenho as minhas limitações. Mas, jamais poderei dizer que não sabia, assim como jamais poderão dizer que nada fiz para denunciar as violações que estão sendo perpetradas no presente momento. O que posso fazer estou fazendo: Avisando; denunciando! É pouco. Mas, aqueles que forem encarregados de atuar nos casos, não poderão me olhar e dizer que tais atrocidades não foram publicizadas.
As violações à vida, à inviolabilidade do domicílio, à integridade física e à dignidade da pessoa humana que se perpetram nas favelas pelas forças de ocupação somente são possíveis porque há no Ministério Público e no Poder Judiciário quem as acoberte.
Abaixo transcrevo a carta que recebi.
Rio de Janeiro, 27 de agosto de 2018.
João Batista Damasceno.



De: Raull Santiago

“GENTE, vocês que não são de dentro do Complexo do Alemão e do Complexo da Penha, ou de favela/periferia, não fazem idéia do terror que está aqui hoje.

“MAS VOCÊS PODEM AJUDAR A FREAR ISSO! POR FAVOR!

“Há casas sendo invadidas e destruídas. Crianças sendo revistadas. Celulares tomados e conversas/privacidade sendo desrespeitadas. E pior, pessoas agredidas e muitos assassinatos, inclusive a facadas.

“Não acredito que a humanidade tenha chegado a esse ponto de desumanização, ou seja tola o suficiente para acreditar que violência, algum dia, poderá construir qualquer perspectiva de paz;

“Essas ações violentas chamadas de busca por "Segurança Pública" só alimentarão mais e mais o caos que temos vivido neste sociedade, enquanto cariocas, enquanto brasileiros, enquanto seres humanos.

“Estou reparando que estamos gritando alto, mas quem pode intervir, se mantém em silêncio. Eu não sei o que está acontecendo com essa sociedade, ainda mais com as pessoas próximas a mim, a essas duas favelas que são o Complexo do Alemão e o Complexo da Penha.

“É triste sangrarmos nessa justificativa bizarra de "guerra às drogas", quanto todos e todas sabemos que não é atacando as favelas que se construirá solução sobre essa questão.

“Não é na favela que essas drogas nascem. E não é aqui que estão as poderosas fábricas de armas. Duas frases que já são até clichê, mas que precisam ser ditas, pois são tão óbvias, porém parece que as pessoas escolheram fingir que não entenderam... Isso é preconceito conosco. É ser menos humano, humana, com você mesmo/a.

“E agora? Há corpos no chão, de todos os lados de uma batalha que já se inicia perdida. E nós, Complexo do Alemão e da Penha, mais de MEIO MILHÃO DE PESSOAS, novamente recebendo como política pública, o medo, a dor, o desespero e a covardia.

“É isso que vocês querem para essa cidade?

“É isso que vocês querem para esse estado?

“Jamais vou aceitar violência como solução para violência. Muito menos o sangue pelo sangue. Essa sociedade já insisti nisso fazem anos, mas as coisas só ficam piores.

“Não esqueçam:

“Gastaram milhões com a UPP. 

“Gastam bilhão com a intervenção.

“Quantas escolas foram construídas?

“Quantas moradias melhoradas?

“Quantos esgotos a céu aberto tratados e fechados?

“Quantas vezes o estado invadiu a favela com 4 mil professoras e professores? Ou com 4 mil treinadores e treinadoras de diferentes esportes?

“Começou às 4h da manhã...

“Eu saindo de casa, vi a vizinha idosa saindo e avisei: o exército está entrando na favela. 

“Ela já quase chorando diz: "ai meu Deus, de novo não. Você vai descer agora? Posso ir com você? Eu preciso chegar no trabalho, tomara que esteja passando ônibus, pois eu tenho que estar as 5h25 no Centro".

“Ela só queria não se atrasar, para não perder o lugar onde ela tira o pouco que vira o todo do lar. Tem noção disso?

“É óbvio que a pessoa tem medo. Ela poderia dizer que não ia descer, até porque lá na pista, quando saímos do beco haviam uns 20 fuzis apontados para nós.

“Mas descemos, eu e ela tremendo. Cada um tendo que fazer escolhas menos piores, ou que interfiram menos em sua vida já difícil. Ou seja, precisar chegar ao trabalho como escolha dela, mesmo que tenha que passar pelo risco iminente de tiroteio.

“Sabe porque? É que aqueles e aquelas que não vivem na favela, não sabe os significados e escolhas diversas que precisamos fazer o tempo inteiro, no cenário da sobrevivência. Ou seja, patrão não quer saber, manda embora mesmo, a tia, ou o tio que chegou atrasado ou faltou, porque a bala voou antes mesmo do galo cantar.

“Hipocrisia do ca...., sabe?

“Sociedade de m..., sabe?

“Aquela sensação ruim de não ter muito o que fazer e pior, sentir que a maioria só observa enquanto a gente agoniza.

“Parecem esperar nosso último suspiro.

“Eu não tenho medo de polícia, exército, operações e etc.

“Eu tenho medo de vocês, que ficam em silêncio, quando poderiam e deveriam gritar. Ainda mais quando tem muito mais privilégios que a nossa realidade aqui da favela.

“NOSSAS VIDAS IMPORTAM. E isso ninguém vai tirar da minha cabeça”.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário