sábado, 18 de agosto de 2018

O mourão e o chifrudo


Mourão é uma estaca que sustenta uma cerca de arame farpado para limitar o pasto para o gado; é também um esteio firmemente fincado ao chão e a que se amarram gado, normalmente para tratá-los. A prática de se amarrar o gado ao mourão para os cuidados veterinários é importante pois se o animal tiver chifre grande, como por exemplo os da reaça digo, raça guzerá, pode oferecer risco a quem chegue perto do chifrudo.  

Mourão é apenas isto. Um objeto a serviço dos donos das propriedades e das cercas.

Seja no uso em cerca ou para cuidados veterinários um chifrudo sempre estará perto de um mourão. Seja em locais onde o pastoreio é livre, em grandes latifúndios por exemplo, em pequenas e médias propriedades, ou ainda em confinamento, a existência do chifrudo impõe a existência do mourão.

Mourão também serve para o encosto de um chifrudo que se sentir enfraquecido ou cansado. Se o mourão não tiver base sólida ele se desloca diante de qualquer pressão. É comum que chifrudos sem resistência para romper os limites busquem um mourão sem base sólida para, por ele, atingir seus objetivos. Assim, o chifrudo se encosta no mourão, testa sua fraqueza e em seguida o empurra tombando-o no chão e transpondo seus limites.

Mourão e chifrudo não são humanos. Mas, na literatura, pela figura de linguagem denominada personificação ou prosopopéia animais ou seres inanimados recebem atribuições humanas. Daí é que até mourões são capazes de emitir opiniões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário